Beleza

Profissionais respondem perguntas mais frequentes sobre preenchimento labial

18.398

Foto: Renan Mattos
A estudante Elena Stasiak recorreu ao procedimento com ácido hialurônico, realizado pela farmacêutica Gabriela Spagnol Tessarolo. O objetivo dela era corrigir o volume dos lábios

Em 2017, a estudante de Física Médica e telemarketing Elena Stasiak, 21 anos, começou a se sentir incomodada por ter lábios pequenos. Então, para ficar à vontade com a aparência, ela decidiu fazer preenchimento labial.

Após economizar para realizar o sonho, Elena passou pela aplicação de duas seringas de ácido hialurônico, o equivalente a 2 ml do produto, entre fevereiro e março deste ano. Seis meses depois, ela fez mais meia seringa. Mesmo com um pouco de medo de agulha, ela não desistiu. Afinal, para a estudante, a dor não era maior do que a realização. 

- Dá desconforto, mas vale a pena. Não coloquei mais ácido porque ficaria exagerado. Hoje, me sinto bem melhor - conta Elena, satisfeita. 

Receosa quanto ao preenchimento labial, a advogada Carla Martelli, 24 anos, decidiu consultar a farmacêutica Gabriela Spagnol Tessarolo, de Santa Maria, a mesma profissional que atendeu Elena, antes de passar pelo procedimento. 

- Como poderia começar com pouco produto, resolvi seguir em frente. Caso não ficasse satisfeita, Gabriela disse que eu poderia retocar - conta a advogada. 

Um mês depois do preenchimento, Carla está feliz com o resultado e não sentiu necessidade de retoque. Segundo ela, o efeito anestésico amenizou bastante o incômodo. Hoje, ao se ver no espelho, ela contempla o realce tanto no volume quanto no contorno dos lábios. 

- Ficou natural e da maneira como eu esperava - diz Carla.

HARMONIA
A influenciadora digital Michelli Torrico, 33 anos, estava insatisfeita com as olheiras e lábios finos. Cansada de brigar com o espelho, há três anos, ela se decidiu pelo ácido hialurônico: 

- Uma vez ao ano, recorro ao procedimento tanto para o preenchimento das olheiras quanto para volume nos lábios. Meu objetivo era ficar com um bocão sem perder a harmonia do rosto, ou seja, tinha que ficar natural. Deu certo. 

Farmacêutica e pós-graduada em Estética,Gabriela, proprietária da Clínica Saúde & Beleza, explica que o preenchimento é um procedimento estético que tem como finalidade delinear o contorno, aumentar o volume, projetar e corrigir assimetrias nos lábios: 

- A procura por preenchimento labial tem aumentado bastante. Mulheres de diferentes faixas etárias buscam essa alternativa para dar um toque a mais na aparência. 

Ainda de acordo com a profissional, o produto mais indicado para o preenchimento é o ácido hialurônico. Ele é mais seguro do que outras substâncias por ser biocompatível com o organismo. Além disso, a possibilidade de reação adversa é praticamente nula, conforme a farmacêutica: 

- A quantidade indicada dependerá do objetivo. O ideal é que a quantia inicial seja, no máximo, 1 ml. Se achar necessário, após 15 dias, a paciente pode colocar mais. Muitas pessoas ainda confundem preenchimento com botox, já que ambos têm função estética e são utilizados na face. 

Confira, abaixo, as principais dúvidas a respeito da aplicação do preenchimento labial com ácido hialurônico:

Preenchimento labial é o mesmo que botox? 
Não. Os procedimentos são feitos com substâncias distintas e para fins diferentes. O botox (toxina botulínica) paralisa o músculo e previne a formação de rugas. O preenchimento (ácido hialurônico) repõe o volume perdido na face, ou seja, a preenche 

A partir de que idade se pode fazer o procedimento? 
O recomendado é acima de 18 anos 

Há contraindicações?
Gestantes, lactantes, pessoas em tratamento oncológico ou que tenham hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, pacientes com herpes ativo, e quem já se submeteu a outros preenchedores, pois podem desencadear processos inflamatórios e infecciosos, portadores de doença autoimune 

Qual é a chance de rejeição?
Desde que o profissional trabalhe com base no histórico do paciente e margem de segurança, o risco de rejeição é raro, embora não exista procedimento sem chance de efeito colateral 

Qual profissional pode realizar o procedimento? 
Farmacêuticos, médicos e biomédicos com especialização em estética e médicos com experiência em cirurgia plástica ou dermatologia 

Quanto tempo dura?
Em média, até 18 meses, dependendo do tipo de preenchedor

Quanto ácido deve utilizado?
Depende da avaliação do profissional e do volume inicial de lábio e do objetivo do paciente 

Há reações negativas?
Marcas roxas são comuns por até 62 horas, bem como em qualquer processo invasivo ao organismo (injeção). Hematomas ultrapassando este prazo podem significar rejeição 

Quanto custa?
Em Santa Maria, o valor do preenchimento labial varia entre R$ 950 e R$ 2 mil. Os preços foram fornecidos pela Clínica Saúde & Beleza (55) 99934-4352, Nube Clínica & Spa (3026-1909), Iluminare Centro de Estética (3217-5357) e Santa Face (99952-7070)

Fonte: Gabriela Spagnol Tessarolo, farmacêutica, e Daise Maldaner, fisioterapeuta, especialista em Fisiodermafuncional

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: afinal, o que as crianças querem vestir?

Próximo

Dermage inaugura unidade em Santa Maria nesta quinta-feira

Moda e beleza